Se você comprou recentemente uma arma, provavelmente está se perguntando quanto tempo levará para se sentir confortável com sua arma e se tornar um atirador habilidoso. Como acontece com qualquer outra habilidade, atirar com uma arma começa com um treinamento adequado, seguido de muita prática. À medida que você ganha conhecimento, experiência e pratica mais, você se torna mais proficiente. Cada indivíduo é diferente, portanto não existe um único cronograma que se aplique a todos.
O treinamento é fundamental
O passo mais importante é aprender como funciona a sua arma e como manuseá-la adequadamente. Isso inclui saber como carregá-lo e dispará-lo com segurança, bem como limpá-lo, lubrificá-lo e mantê-lo para que continue funcionando corretamente. O melhor tipo de treinamento que você pode obter é fazer um curso com um fornecedor profissional de educação em segurança com armas de fogo.
Se você não tiver aulas com um profissional, é menos provável que você aprenda os fundamentos corretos do tiro com arma de fogo e acabará praticando técnicas ruins repetidamente e reforçando o que está fazendo de maneira incorreta. Em uma aula formal, você terá um instrutor corrigindo você quando você usar técnicas incorretas, de modo que você estará desenvolvendo boas habilidades em vez de reforçar as ruins.
Depois de se familiarizar com o funcionamento da sua arma, você precisará aprender o básico, incluindo como manter a postura adequada, bem como a empunhadura correta, o alinhamento da mira e o controle do gatilho:
- Para assumir a postura de tiro correta, que é semelhante a uma postura de combate, traga o pé do lado que não está atirando ligeiramente para a frente e aponte os dedos dos pés para o alvo. Certifique-se de que seus pés estejam um pouco mais largos que a largura dos ombros, com uma ligeira flexão nos joelhos e na cintura enquanto se inclina em direção ao alvo.
- Para segurar sua arma corretamente, pegue-a com a mão dominante. Segure a arma com o espaço entre o polegar e o indicador no alto da parte de trás da arma, certificando-se de manter os dedos e a pele afastados do slide. Com o dedo indicador colocado ao longo do slide, envolva os outros dedos no cabo da arma. Em seguida, envolva a outra mão ao redor da empunhadura com os polegares se tocando. Cubra a lateral do punho com a palma da mão e coloque os dedos sobre a mão que atira.
- Para o alinhamento da mira, certifique-se de que as miras na frente e atrás da arma estejam em alturas iguais quando você olha através delas. Quando as alturas forem iguais, encontre um espaço igual entre as duas miras de cada lado.
- Finalmente, para praticar o controle do gatilho, tire o dedo do slide. Concentre-se na visão frontal e estabilize a respiração. Com o alvo à vista e o dedo no gatilho, aperte suavemente para trás e prossiga com o tiro. Tente não puxar o gatilho para trás em um movimento rápido. Em vez disso, aplique pressão gradualmente no gatilho até que o tiro seja disparado.
Pratique, pratique, pratique
Depois de ter os fundamentos para derrubar, o segredo é praticar com frequência. Quer você seja um atirador iniciante ou um especialista, é sempre uma boa ideia praticar com munição falsa e tiro seco. O tiro seco refere-se à simulação do ato de disparar sua arma sem realmente usar munição e pode ser ainda mais importante do que o treinamento com fogo real no campo de tiro .
Em essência, você fará tudo o que normalmente faria para disparar um tiro, mas não haverá munição dentro ou perto de sua arma. O tiro a seco é uma das melhores (e menos caras) maneiras para novos atiradores aprenderem como manusear suas armas de fogo com segurança e também como se sentirem confortáveis ao manipulá-las. Mesmo os atiradores mais experientes secam o tiro sempre que possível para aprimorar suas habilidades, mesmo quando estão fora do campo de tiro.
Tente reservar 10 ou 15 minutos por dia para realizar seus exercícios de prática de fogo seco.
Comece certificando-se de que não há munição dentro ou ao redor de sua arma ou da área em que você praticará. Coloque um alvo na parede ou escolha um ponto específico para mirar. Siga as instruções acima em relação à postura, aderência, alinhamento da visão e controle adequado do gatilho e comece a praticar.
Quando você começar a praticar suas habilidades de tiro real, pratique em distâncias diferentes para melhorar sua percepção de profundidade. Por exemplo, você pode começar com um alvo a 7 metros e depois passar para outro a 15 a 25 metros de distância. A prática (tanto fogo seco quanto fogo vivo) deve ser feita regularmente, e você deve se concentrar em executar as técnicas corretamente toda vez que atirar, para não repetir maus hábitos que podem lhe causar sérios danos.
Uma boa regra é praticar pelo menos uma vez por mês, e praticar uma vez por semana o ajudará a atingir seu objetivo de se tornar um atirador habilidoso mais rapidamente. No final, quanto mais tempo você dedicar ao treinamento e à prática, melhor você se tornará. Tornar-se um atirador habilidoso exige dedicação, repetição e, acima de tudo, muita prática.